terça-feira, 17 de agosto de 2010

Longevidade com qualidade!!

Atualmente ouvimos falar muito em qualidade de vida e vários métodos para se alcançá-la. Seja com práticas de atividade física, mudanças no estilo de vida, mudanças em hábitos alimentares entre outras condutas que eventualmente aparecem prometendo maior longevidade e qualidade de vida. É inegável que a prática regular de exercícios associado com o hábito alimentar saudável melhoram e muito a qualidade de vida das pessoas. Atualmente as informações são muito mais acessíveis possibilitando uma maior difusão de resultados de estudos relacionados à saúde e suas maneiras para obte-lá.

A ciência está muito avançada, podendo tratar distúrbios do organismo que antes, há algumas décadas, ou séculos, não seria possível. Os seres humanos de hoje vivem mais que nossos antecedentes, e tenho a convicção de que será assim de agora em diante, cada vez o ser humano alcançando uma idade maior. A causa dessa maior longevidade é em decorrência dos fatores já citados: medicina e conceitos de terapia mais avançados, melhor qualidade nos alimentos ingeridos e prática regular e bem orientada de exercícios físicos.
Claro que ainda, não é possível a toda população ter acesso a esses benefícios, nosso sistema de saúde ainda deixa muito a desejar, infelizmente ainda existem pessoas em nosso país que não conseguem nem suprir suas necessidades básicas quanto mais ter acesso a informações profissionais adequadas e alimentos de qualidade. Mas essa é uma questão que com certeza, será mudada com o decorrer do tempo. Sou otimista com relação à melhor atuação de nossos governantes.
Considerando que possivelmente viveremos mais, nada melhor que viver todo esse tempo com a melhor qualidade de vida possível, sendo assim, é interessante nos atentarmos a alguns detalhes, como aquela pequena dor de estomago ou dor de cabeça que sempre estamos adiando para procurarmos ajuda profissional a fim de descobrir a sua origem, aquela pequena dor, quase sutil no joelho ou em outra articulação que só lembramos quando realizamos alguma atividade específica. Hoje, enquanto somos jovens, ou adulto jovens, essa pequena dorzinha pode não significar muito, afinal, só nos preocupamos quando isso passa a nos limitar em alguma função.
Voltando ao raciocínio de que viveremos mais, não seria interessante protelarmos ao máximo possível todos os tipos de disfunções em nosso sistema orgânico?
Lembre-se, aquele pequeno incômodo no seu estomago hoje, pode se tornar muito desconfortante quando você estiver na "melhor idade", já que é comum termos que fazer uso de algumas medicações que na maioria das vezes exige um pouco mais do órgão em questão, sendo assim, seria mais adequado regular seu funcionamento enquanto não há necessidade de fazer uso de tais medicamentos.
Com relação a minha área de atuação profissional, posso afirmar que o método Pilates é uma das condutas completas que possibilita abranger o maior número de pessoas, seja ela de pouca ou muita idade, claro que como todos os métodos, há restrições, mas são poucas. É possível obter, melhora de tônus muscular e resistência junto com flexibilidade e melhor coordenação dos movimentos, consequentemente ocorre melhora na postura, ajuda na prevenção de lesões, pois regulariza o tempo de ativação de fibras musculares específicas, nos idosos, um dos benefícios visíveis é a melhora da coordenação e tempo de resposta muscular proporcionando menor número de quedas, lembrando que em idosos a incidência de quedas é elevada e pode causar sérias limitações, já que a recuperação em idosos é mais lenta.
Pilates é uma atividade "funcional". Isso significa que otimiza o corpo humano a realizar melhor todas suas atividades em seu meio, seja ela motora, fisiológica e até mesmo psicológica.
Um jovem praticante de Pilates, sem sombra de dúvidas terá um corpo mais saudável até sua "melhor idade", e quanto aos idosos, mesmo nunca tendo praticado atividade física regular, podem ter muitos benefícios com a prática regular de Pilates.

Os profissionais mais aptos a atuar com o método Pilates são Fisioterapeutas e Educadores.

O Fisioterapeuta utiliza o método Pilates como parte de condutas para atingir um objetivo,seja ele no nível de atenção primária da saúde, ou seja, a prevenção de alguma disfunção já previamente estabelecida (uma lombalgia por exemplo), ou no nível secundário, que é quando alguma disfunção já esteja instalada no corpo do paciente/cliente. O Fisioterapeuta deve realizar uma avaliação do paciente/cliente antes do inicio das sessões e estabelecer qual disfunção será prevenida (diagnóstico e prognóstico) a ser tratada e a cada sessão irá registrar a evolução clínica desse indivíduo.

O Educador Físico utiliza o método Pilates como parte das condutas para preparar o físico, melhorar performance sem que tenha um foco preventivo especifico de alguma disfunção prévia ou já instalada, por essa razão, o método Pilates quando utilizado por um educador físico tem características de aula, normalmente em grupos de até 4 alunos ou mais caso seja apenas o método Pilates na modalidade solo e/ou com bola suiça.

Segue abaixo os principais benefícios com a prática regular de Pilates:

Aumenta a resistência física e mental;
Alongamento e maior controle corporal;
Correção postural;
Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular;
Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
Melhora da coordenação motora;
Maior mobilidade das articulações;
Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue;
Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas;
Fortalecimento dos órgãos internos;
Aumento da concentração;
Trabalha a respiração;
Promove relaxamento.

As sessções apresentam:Exercícios suaves e eficazes;
Poucas repetições de cada movimento;
Grande repertório de exercícios;
Sequencias variáveis de exercícios, evitando monotonia;
Uso de aparelhos e acessórios criados especialmente para os exercícios;
Resultados rápidos e duradouros;
Construção de uma postura correta e natural;
Não há desgaste físico.

Para maiores informações acesse:http://tcc.com.br

Ou entre em contato.

José Augusto RibeiroCREFITO-3/135012-F
(19) 997172988
Tênis Clube de Campinashttp://www.tcc.com.br/

Nenhum comentário: